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Compliance

COMPLIANCE

CÓDIGO DE ÉTICA - COMPLIANCE ALCALÁ & RAMOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

NORMAS DE CONDUTA 

1. APRESENTAÇÃO


Imobiliária e Incorporadora na cidade de Porto Feliz, na Avenida Monsenhor Seckler 368 - Vila Alcalá. consolida e perpetua uma tradição familiar de mais de 25 anos, de empreendimentos imobiliários na cidade de Porto Feliz. Atua no mercado imobiliário com Consultoria Imobiliária; Consultoria Jurídica, Gestão de Venda de Imóveis e Loteamentos e Avaliação de Imóveis. São proprietários o casal Alexandre Ramos e Renata Alcalá Ramos.


Especialista em venda de loteamentos!


Seu trabalho é mantido através da credibilidade, do profissionalismo, da seriedade e da competência com que desenvolve seus serviços.


Comprometida com a qualidade e a melhoria contínua na excelência da prestação de serviços, busca permanentemente aprimorar-se.
Inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ 23.392.744/0001-02
Inscrita no Conselho de Corretores de Imóveis CRECI 30.691-J


2. NOSSOS SERVIÇOS


Consultoria Imobiliária, Vendas e Locações;
Incorporação Imobiliária, Estudo de Viabilidade;
Gestão de Construção de Loteamentos;
Certidões em Geral;
Regularização de Imóveis;


Gestão de Assuntos Jurídicos;;
Gestão de Venda de Loteamentos com SPED e DIMOB (Especialista);
Avaliação com Perito Técnico de Imóveis CNAI 24.434;
Administração de Carteira.
Consultoria em Gestão Empresarial: www.arconsulting.com.br


3. MISSÃO, VISÃO, LEMA e VALORES


MISSÃO: Apresentar as melhores opções de negócios imobiliários aos nossos clientes.   


VISÃO: Ser referência em transação imobiliária e reconhecida pela sua credibilidade.


LEMA:  Nós vendemos valores, não apenas produtos e serviços.


VALORES: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem" (Sal 126,1).


 "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo" (Mat 6,33). 


4. CÓDIGO DE CONDUTA
1. Investir em relações de longo prazo, baseadas na honestidade e transparência de nossas ações.
2. Acreditamos que o bom corretor de imóveis não vive de comissão. Vive de reputação.
3. Priorizar os melhores negócios para os clientes. E não as maiores comissões.
4. Investimentos constantes em tecnologia, educação continuada e treinamento de nossos colaboradores.
5. Investimento constante em melhoria continuada em todos os aspectos da empresa.
6. Senso de justiça em todas as negociações.
7. Atuar com um alto padrão estético e principalmente Ético.


5. CORRETOR DE IMÓVEIS: ATRIBUIÇÕES
Comprar, vender, alugar e permutar imóveis não são transações simples de serem realizadas. Apesar da pretensa facilidade de se colocar em contato, por exemplo, pessoas que querem vender e outras que têm intenção de adquirir imóveis residenciais, comerciais ou mesmo rurais, a responsabilidade do corretor vai bem além do fato de mostrar ao cliente a propriedade na qual este estiver interessado.


Segundo a Lei n° 6.530, que disciplina o exercício da profissão, “compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.


Graças ao bom desempenho dos corretores de imóveis, muitas são as pessoas que já realizaram o sonho de aquisição da casa própria ou do seu estabelecimento comercial.


5.1. Formação


Hoje reconhecida com o nome de Técnico em Transações Imobiliárias, a profissão de corretor de imóveis tem, na verdade, uma história bastante antiga. No seu princípio, aqui no Brasil, esses profissionais eram conhecidos como “agentes do comércio”. Em 1942, o Ministério do Trabalho, em sua Carta Sindical, designou-os como “corretores de imóveis”.


Em 1962, foi a vez de o Congresso Nacional reconhecer e regulamentar a profissão, por intermédio da Lei n° 4.116/62. Com o passar do tempo e os novos rumos do mercado, houve a necessidade de se criar um diploma legal. Favorecendo um patamar mais elitizado à categoria, novamente o Congresso Nacional interveio e, revogando a lei anterior, promulgou a de n° 6.530/78, consolidando a profissão e concedendo a seus integrantes o título de Técnico em Transações Imobiliárias.


Com o advento dos cursos de nível superior nas áreas das Ciências e Gestão de Negócios Imobiliários, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) admitiu também a inscrição nos CRECIs dos formandos que se diplomarem nessa graduação.


5.2. Responsabilidades


O profissional que deseja desempenhar de forma competente suas funções necessita de conhecimentos envolvendo Direito Imobiliário, Matemática Financeira, Engenharia, Arquitetura, Topografia, Informática, dentre outras disciplinas. Se essas noções sempre auxiliaram o corretor a prestar boa assessoria a seus clientes nas intermediações imobiliárias, mais que necessárias se fazem atualmente, após a entrada em vigência do novo Código Civil, em janeiro de 2003.


De acordo com o art. 723 do Código, “O corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.


5.3. Atividades principais


A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais:
* manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
* reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
* firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
* combinar preço e condições da transação;
* examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
* orientar todo cliente que queria investir em imóveis.


5 4. Em relação aos clientes, cumpre ao corretor de imóveis, dentre outros deveres:
* inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo;
* apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;
* recusar transação que saiba ilegal, injusta ou imoral;
* comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados;
* zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente.
* É vedado ao corretor de acordo com a ética profissional, dentre outros atos considerados antiéticos, receber comissões em desacordo com a Tabela aprovada pelo Plenário do CRECI, ou vantagens que não correspondam a serviços efetiva e licitamente prestados. Ou, ainda, praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas, além de reter em suas mãos negócio quando não tiver probabilidade de realizá-lo.
* Compete ao CRECI, sob cuja jurisdição se ache inscrito o corretor de imóveis, a apuração de faltas que o profissional vier a cometer contra o Código de Ética da profissão, aplicando as penalidades previstas pela legislação em vigor.


6. ASPECTOS LEGAIS : CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS.
RESOLUÇÃO - COFECI Nº 326/92 Aprova o Código de Ética Profissional de Corretores de Imóveis. "Ad referendum" O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE CORRETORES DE IMÓVEIS - COFECI, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 10, item VIII do Decreto nº 81.871, de 29 de junho de 1978. Resolve:


Art. 1º - Aprovar o anexo CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL . Art. 2º - A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias, especialmente as Resoluções - COFECI nos 014/78, 037/79 e 145/82.


CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL.


Art. 1º - Este Código de Ética profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se conduzir o Corretor de Imóveis, quando no exercício profissional.


Art. 2º - Os deveres do Corretor de Imóveis compreendem, além da defesa do interesse que lhe é confiado, o zelo do prestígio de sua classe e o aperfeiçoamento da técnica das transações imobiliárias.


Art. 3º - cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação ao exercício da profissão, à classe e aos colegas:


I - considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade;


II - prestigiar as entidades de classe, contribuindo sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da profissão, dos profissionais e da coletividade;


III - manter constante contato com o Conselho regional respectivo, procurando aprimorar o trabalho desse órgão;


IV - zelar pela existência, fins e prestígio dos Conselhos Federal e regionais, aceitando mandatos e encargos;


V - observar os postulados impostos por este Código, exercendo seu mister com dignidade;


VI - exercer a profissão com zelo, discreção, lealdade e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares;


VII - defender os direitos e prerrogativas profissionais e a reputação da classe;


VIII - zelar pela própria reputação mesmo fora do exercício profissional;


IX - auxiliar a fiscalização do exercício profissional, cuidando do cumprimento deste Código, comunicando, com discreção e fundamentadamente, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ci6encia;


X - não se referir desairosamente sobre seus colegas;


XI - relacionar-se com os colegas, dentro dos princípios de consideração, respeito e solidariedade, em consonância com os preceitos de harmonia da classe;


XII - colocar-se a par da legislação vigente e procurar difundi-la a fim de que seja prestigiado e definido o legítimo exercício da profissão.


Art. 4º - Cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação aos clientes:


I - inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo;


II - apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;


III - recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral;


IV - comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados;


V - prestar ao cliente, quando este as solicite ou logo que concluído o negócio, contas pormenorizadas;


VI - zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente;


VII - restituir ao cliente os papéis de que não mais necessite;


VIII - dar recibo das quantias que o cliente lhe pague ou entregue a qualquer título;


IX - contratar, pro escrito e previamente, a prestação dos serviços profissionais;


X - receber, somente de uma única parte, comissões ou compensações pelo mesmo serviço prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os interessados, ou for praxe usual na jurisdição.


Art. 5º - O Corretor de Imóveis responde civil e penalmente por atos profissionais danosos ao cliente, a que tenha dado causa por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.


Art. 6º - é vedado ao Corretor de Imóveis:


I - aceitar tarefas para as quais não esteja preparado ou que não se ajuste às disposições vigentes, ou ainda, que possam prestar-se a fraude;


II - manter sociedade profissional fora das normas e preceitos estabelecidos em lei e em Resoluções;


III - promover a intermediação com cobrança de "over price";


IV - locupletar-se, por qualquer forma, a custa do cliente;


V - receber comissões em desacordo com a Tabela aprovada ou vantagens que não correspondem a serviços efetiva e licitamente prestados;


VI - angariar, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou material, ou desprestígio para outro profissional ou para a classe;


VII - desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis;


VIII - deixar de atender às notificações para esclarecimento à fiscalização ou intimações para instrução de processos;


IX - acumpliciar-se, pro qualquer forma, com os que exercem ilegalmente atividades de transações imobiliárias;


X - praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas;


XI - promover transações imobiliárias contra disposição literal da lei;


XII - abandonar os negócios confiados a seus cuidados, sem motivo justo e prévia ci6encia do cliente;


XIII - solicitar ou receber do cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;


XIV - deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria de competência destes;


XV - aceitar incumbência de transação que esteja entregue a outro Corretor de Imóveis, sem dar-lhe prévio conhecimento, por escrito;


XVI - aceitar incumbência de transação sem contratar com o Corretor de Imóveis, com que tenha de colaborar ou substitui;


XVII - anunciar capciosamente;


XVIII - reter em suas mãos negócio, quando não tiver probabilidade de realiza-lo;


XIX - utilizar sua posição para obtenção de vantagens pessoais quando no exercício de cargo ou função em órgão ou entidades de classes;


XX - receber sinal nos negócios que lhe forem confiados caso não esteja expressamente autorizado para tanto.


Art. 7º - Compete ao CRECI, em cuja jurisdição se encontrar inscrito o Corretor de Imóveis, a apuração das faltas que cometer contra este Código, e a aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.


Art. 8º - Comete grave transgressão ética o Corretor de Imóveis que desatender os preceitos dos artigos 3º, I, V, VI e IX; 4º, II, III, IV, V, VII, VIII, IX e X; 6º, I, III, IV, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIX e XX, transgressão de natureza leve o que desatender os demais preceitos deste Código.


Art. 9º - As regras deste Código obrigam aos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais.


Art. 10 - As Diretorias dos Conselhos Federal e Regionais promoverão a ampla divulgação deste Código de Ética.

BOAS PRÁTICAS E TRANSPARÊNCIA

O Código de Ética e Manual de Boas Práticas da Alcalá & Ramos tem como objetivo demonstrar muita transparência em todos os nossos  negócios e assegurar a integridade da empresa perante o Mercado, perante aos clientes, fornecedores e poder público.

Caso você queira reportar a nossa empresa alguma coisa relacionada ao comportamento ético, Lei anticorrupção, conduta e integridade que  viole nossos princípios éticos e transparente, entre em contato com a gente através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .Garantimos o anonimato.

  Alcalá & Ramos Negócios e Empreendimentos Imobiliários


Dezembro, 2020.

 

Portal Ville Flamboyant

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Obs.: Tabela de preços sujeita a alteração a qualquer momento.

*** Os valores mencionados acima dependem da localização dos lotes e quadras, de acordo com a forma de pagamento e até quando durarem o estoque.